Arquétipos e neurotransmissores

Os arquétipos são poderosos ou não, positivos ou negativos, fortes ou fracos. Veja Jung em " Os arquétipos e o inconsciente coletivo" Página 188, por exemplo.

Os arquétipos provocam reações emocionais, sentimentais e comportamentais. É perfeitamente possível prever o comportamento de um grupo de pessoas em relação a um determinado arquétipo.

Mudando-se o tipo de arquétipo que uma pessoa vê, pode-se mudar profundamente a sua personalidade, sua visão de mundo, seus sentimentos e comportamentos, sua reação aos acontecimentos, sua força, seu poder pessoal, sua saúde, sua atração sexual ,etc. Enfim, pode-se estimular a pessoa para qualquer tipo de sentimento e emoção, tanto positiva quanto negativa. Acrescente-se aí possibilidade dela ser estimulada inconscientemente. Todas as possibilidades estão em aberto, para a saúde e para a doença, para o vício ou não, para a pobreza ou riqueza, e assim por diante.

Cabe a nós com que tipo de arquétipo queremos interagir, fraco/negativo ou forte/positivo os resultados serão idênticos á categoria de determinado arquétipo, positivo/forte bons resultados, fraco/negativo maus resultados.

Arquétipos negativos ou fracos, são aqueles que inibem a produção dos neurotransmissores que dão poder e felicidade-

Alguns exemplos de utilização negativa ou fraca:

Árvore. nua, retorcida, solidão, falta de vida.

Banana: é a pessoa que não tem personalidade, todo mundo faz de bobo.

Cigarro: sexualidade.

Coelho: extrema fertilidade, sexualidade, alvo fácil para os predadores.

Crânios, ossos, monstros, morte, bandeiras de piratas, fantasmas etc, são extremamente negativos, induzindo ao comportamento autodestrutivo. Péssimo em relação ao nível de endorfinas. É o arquétipo mais poderoso do lado negativo. Deve-se dar atenção também aos seus correlatos, tais como: terremotos, maremotos, sequestros, assassinatos, conflitos, guerras, crimes passionais, sensacionalismo, desastres, enfim tudo o que estiver relacionado com morte e destruição.

Provoca o conformismo, passividade, negativismo, impedindo o pensamento analítico.

Arquétipos positivos ou fortes

São aqueles que induzem a produção dos neurotransmissores que geram poder e felicidade.

Produzem resultados positivos e fortes, como crescimento, riqueza, prosperidade, elevada autoestima, sistema imunológico forte, alegria, criatividade, etc.

Alguns exemplos de utilização positiva ou forte:

Águia, falcão, gavião, coruja. Produz dopamina. É um dos mais poderosos arquétipos que existem. Provoca elevadíssima autoestima. prosperidade, crescimento, realização, sabedoria, poder etc.

O impacto deste arquétipo nunca deve ser subestimado. Provoca a superação de qualquer desafio, perda, luta, etc.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sessão de Reiki

O Arquétipo Da Borboleta e o Seu Efeito.

Ser Livre